Ouvindo...

Saiba quem assume a vaga de Léo Burguês, que renunciou ao mandato na Câmara de BH

Ex-esposa do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, Janaína Ester Cardoso Teixeira Dias, é suplente imediata de Burguês

Janaina Cardoso recebeu 3.717 votos nas eleições de 2020 e ficou como primeira suplente

Com 3.717 votos nas eleições de 2020, a arquiteta Janaína Ester Cardoso Teixeira Dias (PSL) já foi convocada para assumir a cadeira do vereador Léo Burguês (União), que renunciou ao cargo nesta quarta-feira (8). Ela ficou como suplente do Partido Social Liberal no último pleito, legenda à qual estava filiado o hoje ex-vereador.

Janaína, de 47 anos, é ex-mulher do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), que ocupou o cargo de ministro do Turismo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), entre os anos de 2019 e 2020. De acordo com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, ela tem um prazo de 30 dias para tomar posse.

O ex-marido de Janaína, Marcelo Álvaro Antônio, foi pivô de um dos primeiros escândalos do governo Bolsonaro. Em 2019, ele foi denunciado pelo Ministério Público, acusado de ter comandado um esquema de desvio de recursos públicos nas candidaturas de mulheres pelo PSL durante as eleições de 2018. Ao menos quatro candidatas do partido tiveram recursos do fundo partidário desviados para assessores e empresas.

A suspeita do MP é de que elas sequer tenham feito campanha em 2018 já que receberam, somadas, apenas 2.074 votos - embora tenham recebido repasses de quase R$ 280 mil naquela campanha.

Léo Burguês renuncia ao cargo

Correndo o risco de ter o mandato cassado na Câmara Municipal de Belo Horizonte e, dessa forma, perder os direitos políticos por oito anos, o vereador Léo Burguês (União Brasil) renunciou ao cargo nesta quarta-feira (8). Há dois dias, ele disse que não abriria mão do mandato e que iria se defender das acusações de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa durante as investigações.

Na sessão plenária de hoje, a Mesa Diretora leu o pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar, assinado pelo advogado Mariel Marra, mas os parlamentares não chegaram a votar sobre a abertura do procedimento. Antes disso, Léo Burguês anunciou que renunciaria ao cargo e protocolou o pedido de renúncia.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.