Os novos deputados estaduais vão tomar posse na tarde desta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a legislatura que vai até 2026.
Veja mais:
Nesta quarta, serão empossados 76 deputados, deixando uma cadeira do Legislativo mineiro vazia. A deputada eleita Chiara Biondini (PP) não poderá tomar posse juntamente com os demais 76 parlamentares, uma vez que ela ainda não terá 21 anos de idade. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas, ela poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.
Com 15 deputadas estaduais, a bancada feminina será a maior da história da ALMG. Elas representarão 19% do parlamento mineiro na próxima legislatura.
PT foi o partido que conquistou mais cadeiras para a nova legislatura: 12 das 77 da Assembleia Legislativa de Minas. Em seguida, vem PL e PSD, com nove parlamentares cada.
O PP conseguiu seis lugares; e o PV, quatro. Patriota, Cidadania, Avante, PMN, PSC, União Brasil e Republicanos ficaram com três vagas cada um; MDB, Novo, PDT e Rede, com duas; DC, PCdoB, Podemos, Pros, PSB, PSDB, PSOL e Solidariedade conseguiram um assento cada.
Veja o perfil da nova ALMG