Ouvindo...

Deputado do PL protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara

Ubiratan Sanderson afirmou que Lula desrespeitou instituições ao chamar impeachment de Dilma Rousseff de golpe

Deputado Sanderson

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou, nesta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja mais: Chamado de ‘golpista’ por Lula, Temer rebate: ‘pés no palanque e olhos no retrovisor’

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar afirmou nas redes sociais que Lula estaria atentando contra os Poderes ao tratar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como um “golpe”.

“Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de estado, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade”, escreveu o deputado.

O pedido segue para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, comandada pelo deputado Arthur Lira (PP), que pode deixar ele engavetado, arquivar ou aceitar o pedido.

“Golpista Michel Temer”

Na quarta-feira (25), durante agenda em Montevidéu, no Uruguai, Lula fez um pronunciamento no qual chamou o ex-presidente Michel Temer (MDB) de “golpista”. “Quase tudo que nós fizemos de benefício social em 13 anos de governo, foi destruído em seis anos. Ou melhor, em sete, três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro”, afirmou Lula.

Apesar do tom crítico com o ex-presidente, Lula tem como aliados e ministros em seu governo que apoiaram e votaram a favor do impeachment de Dilma em 2016. Entre eles a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) e o ministro da Pesca, André de Paula (PSD).

O próprio vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi um dos apoiadores da destituição de Dilma do Palácio do Planalto. Na época, Alckmin defendeu que o PSDB votasse pelo impeachment da petista.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.