O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante agendar em Montevidéu, no Uruguai, nesta quarta-feira (25), que os ex-presidente Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) destruíram em sete anos as conquistas dos governos petistas.
Veja mais: Lula defende fortalecimento do Mercosul, mas ouve ressalvas de presidente uruguaio
Lula citou conquistas de seus dois primeiros mandatos e disse que, desde 2016, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) deixou o Palácio do Planalto alvo de um impeachment, o Brasil passou por retrocessos e um processo de “destruição”.
“Estamos vivendo uma década diferente. Eu herdei um país semi destruído, quando deixamos a presidência, o Brasil era a sexta economia do mundo. Voltamos agora e o Brasil é a 13º economia do mundo. Isso é um desafio que não me deixa triste. É um desafio que me dá otimismo, me dá coragem e me obriga a estabelecer metas. O Brasil não tinha mais fome quando eu deixei a presidência e hoje tem 33 milhões de pessoas passando fome”, disse Lula.
“Significa que quase tudo que nós fizemos de benefício social em 13 anos de governo, foi destruído em seis anos. Ou melhor, em sete, três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro”, afirmou o presidente brasileiro.