Ouvindo...

Lula é contra CPI para apurar atos antidemocráticos: ‘Pode criar uma confusão tremenda’

Presidente disse ser contra CPI que vem sendo articulada pelos próprios aliados do Palácio do Planalto no Congresso

Lula afirmou ser contra criação de CPI para investigar atos antidemocráticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser contra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Veja mais: Lula: ‘Trabalhador de aplicativo não é microempreendedor’

Em entrevista à Globonews, Lula disse que a formação da comissão pode acabar atrapalhando as investigações.

“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito, ou seja, ela pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda. Nós não precisamos disso agora”, afirmou Lula.

Desde a semana passada, aliados do Planalto se movimentam para colher assinaturas para a formação da CPI - 31 senadores já assinaram o pedido de formação da CPI.

A ideia de formar a CPI dos Atos Antidemocráticos partiu de aliados de Lula no Legislativo, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede), líder do governo no Congresso, e Renan Calheiros (MDB).

Na semana passada, Randolfe afirmou que a CPI será aberta e disse que a comissão poderá pedir a cassação de deputados que participaram dos atos em Brasília. “Garanto isso: a CPI será instalada. O Congresso não recuará diante de golpistas”, disse o líder do governo Lula no Congresso.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.