Ouvindo...

Alckmin defende reforma tributária e diz que indústria precisa retomar protagonismo

Vice-presidente assume ministério no governo Lula

Geraldo Alckmin assumiu nesta quarta-feira

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu nesta quarta-feira (4) o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC) e afirmou que a indústria nacional precisa “urgentemente retomar o protagonismo na economia” e expandir sua participação no PIB.

Alckmin apontou a reforma tributária como fundamental para que o país consiga desenvolver políticas industriais modernas.

“As mudanças climáticas, o pós-covid e guerra na Europa indicam a necessidade de uma política de reindustrialização com participação do setor produtivo, da academia, da sociedade e do setor externo. É imperativo a redução de emissão dos gases estufa e apoio ao baixo carbono, privilegiando energias limpas. O Brasil será o grande protagonista do processo de descarbonização da economia mundial”, afirmou o vice-presidente e ministro.

Alckmin afirmou que a indústria corresponde a 11% do PIB, mas aporta 69% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento no país e 29,5% da arrecadação.

“O Brasil não pode prescindir da indústria para alavancar o crescimento e se desenvolver socialmente. Ou retoma a agenda do desenvolvimento industrial ou O País não retomará o caminho do crescimento sustentável”, afirmou.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.