Ouvindo...

Zema publica decreto exonerando os servidores comissionados do estado

Ato do governador tem objetivo de reorganizar e passar um pente-fino na administração estadual

Decreto do governador Romeu Zema exonerou praticamente todos os servidores comissionados do estado

O governador Romeu Zema (Novo) exonerou os servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão das secretarias, autarquias e fundações estaduais ligadas ao poder Executivo.

Veja mais: Governo de Minas deve exonerar quase todos os comissionados no dia 2 de janeiro

As exonerações “em massa” no início das gestões são “comuns”, como ocorreu na primeira gestão do governo Zema. A maior parte dos servidores é, na sequência, reconduzida aos cargos,

O decreto publicado nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial de Minas Gerais, tem como objetivo reorganizar a estrutura administrativa do estado.

Segundo o governo de Minas, “os cargos serão ocupados pelos mesmos servidores, ou por novos, após análise das secretarias responsáveis pelas respectivas vagas”.

“As exonerações dos servidores de Recrutamento Amplo levam em consideração a necessidade de reorganização e reestruturação administrativa, com vista à racionalização do uso dos recursos públicos e promoção do aumento da produtividade dos servidores que integram o Grupo de Direção e Assessoramento da Administração direta e indireta do Poder Executivo”, diz nota do governo estadual.

Apenas ocupantes de cargos considerados indispensáveis para o funcionamento mínimo da máquina pública e à prestação de serviços essenciais à população não serão incluídos na “exoneração em massa” de Zema.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.