Ouvindo...

Times

A três dias da posse, Lula fará pronunciamento e deve confirmar ministérios para MDB, PSD e União Brasil

Posse contará com 65 chefes e vice-chefes de Estado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento nesta quinta-feira (29), às 11h, no teatro do CCBB, em Brasília, em meio à expectativa de divulgação dos últimos nomes do primeiro escalão e dos detalhes finais da posse marcado para o dia 1º de janeiro.

Leia também: Bolsonaro deve deixar o Brasil nesta quinta (29), após equipe chegar aos EUA

Lula deve confirmar nesta quinta-feira (29) que MDB, PSD e União Brasil terão nove ministérios. A articulação faz parte da estratégia do futuro governo para ter apoio no Congresso. Juntas, as três siglas somam 143 deputados federais e 31 senadores. Por isso, são consideradas cruciais para a formação da base de sustentação.

Além dos três partidos, o PDT será contemplado no primeiro escalão. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, vai ser o ministro da Previdência.

Ao todo, já foram confirmados 21 nomes da Esplanada. A expectativa é que a formação do governo seja concluída nesta quinta (29). Serão 37 pastas, 14 a mais do que os atuais 23 ministérios da gestão Jair Bolsonaro.

Lula voltará oficialmente à Presidência no próximo domingo (1º), dia 1º de janeiro. Além da tradicional cerimônia de posse, que conta desfile de carro na Esplanada dos Ministérios e cerimônias no Palácio do Planalto, Congresso e Itamaraty, o futuro governo petista organiza um festival de música com 60 cantores simpáticos à futura gestão do PT. O evento também marcará a ida do ex-governador paulista e ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB) para a Vice-Presidência.

Chefes de Estado

A posse contará com 65 chefes e vice-chefes de Estado. Já confirmaram presença para o evento de domingo os representantes da Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia, Uruguai, Equador, Angola, Bolívia, Chile Paraguai, Guiana, Suriname, Honduras, México e Togo.

Roteiro da posse

13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.

13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.

14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.

14h40 - Chegada do presidente e do vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.

15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do Hino Nacional; compromisso Constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento da sessão solene.

15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da República para a sala de audiências da presidência do Senado.

16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da sala de audiências da presidência do senado em direção à área externa do Palácio.

16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.

16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.

*Com Estadão Conteúdo

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais