Ouvindo...

Assembleia acompanha Congresso e articula aumento de salário de deputados estaduais

Texto pontua que os parlamentares não recebem um reajuste salarial desde 2014

Os deputados estaduais da Assembleia mineira não perderam tempo: já nesta quarta-feira (21), poucas horas depois da Câmara Federal aprovar um aumento salarial, foi protocolado projeto de lei que reajusta o subsídio dos parlamentares. O texto segue o que diz a Constituição, pontuando que o valor fixado ao Legislativo estadual é de 75% dos vencimentos dos federais.

Seguindo os valores aprovados em Brasília, a ALMG pode elevar os salários dos deputados para R$ 34.752,14 - um aumento de quase R$ 10 mil.

Na justificativa, o texto pontua que os deputados estaduais não recebem um reajuste salarial desde 2014. “Como o valor vigente do subsídio dos parlamentares foi estabelecido há oito anos pela Resolução nº 5.459, de 2014, há uma defasagem de quase 60% do valor atual, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo IBGE”.

A Itatiaia apurou que o projeto já vinha sendo articulado e produzido há alguns dias, na expectativa da aprovação do texto em Brasília. A Casa deve votar a proposição até sexta-feira (23), em uma das sessões extraordinárias convocadas para apreciar, ainda, o Orçamento do Estado para 2023.

O projeto protocolado na noite desta terça foi assinado pela Mesa Diretora da Casa. Se aprovada, a nova remuneração passa a valer para os deputados da próxima legislatura, que se inicia em fevereiro de 2023.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais