O ministro Bruno Dantas tomou posse nesta quarta-feira (14) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele já exercia o cargo de presidente do tribunal desde julho, desde a aposentadoria da ministra Ana Arraes.
Veja mais:
Em seu discurso de posse, Dantas citou números sobre a desigualdade social e sobre a pobreza no Brasil. Ele afirmou que o momento é de “reconstruir e pacificar” o país.
“Nos últimos anos vivenciamos um retrocesso civilizatório, em que o alarido das redes sociais e a instabilidade institucional relegaram para o segundo plano o que deveria ser prioridade em nossa sociedade. Eis o resultado, a fome e a pobreza que se afastaram de nós, voltaram a atormentar o país em níveis elevados”, afirmou Dantas em seu discurso de posse.
A cerimônia contou com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de vários ministros do Supremo Tribunal Federal e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
O ministro foi indicado ao TCU em 2014 pelo Senado, onde ele trabalhou como consultor legislativo. O baiano foi o mais jovem ministro a tomar posse no TCU, aos 36 anos. Dantas é doutor e mestre em direito processual civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou pós-doutorado em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Moraes
Ao tomar posse como novo presidente do TCU, Dantas afirmou que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, encarna a “defesa da democracia e instituições”. Moraes foi convidado para sentar na mesa de honra da cerimônia, na manhã desta quarta-feira, 14, na sede do TCU, em Brasília.
“Quebrei o protocolo e fiz que estivesse presente em nossa mesa esse homem que encarna defesa a democracia e instituições”, disse Dantas no início de seu primeiro discurso como presidente do TCU. O ministro também agradeceu a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e de demais autoridades.