Ouvindo...

PT e PSB decidem apoiar a reeleição de Arthur Lira na Câmara dos Deputados

Partidos buscam consenso com grupo de Lira para aprovação da PEC da Transição ainda este ano

Alckmin intensificou conversas com presidente da Câmara para aprovação da PEC da Transição

O PT e o PSB, partidos que formam a chapa eleita de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, devem anunciar nesta terça-feira (28) o apoio à reeleição do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP).

O parlamentar, que foi um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos, está com a reeleição ao comando da Casa praticamente definida e já tem a sinalização de partidos que representam mais de 400 dos 513 deputados da Câmara.

A decisão do partido de Lula representa uma mudança de postura em relação ao que era adotado pelo petista durante a campanha eleitoral. Lira consolidou sua rede de apoios com o orçamento secreto, esquema de compra de apoio político. O instrumento foi criticado diversas vezes por Lula durante a campanha. Em vários discursos e entrevistas Lula classificou o orçamento secreto de “excrescência” e já chegou a reclamar do poder do deputado do PP, a quem chamou de “imperador do Japão”.

Após o período eleitoral, a relação de ambos mudou e Lira foi um dos primeiros políticos a parabenizar Lula pela vitória. Sem conseguir uma base forte, Lula e o PT optaram por compor Lira visando evitar repetir o erro de 2015, quando os petistas lançaram Arlindo Chinaglia para concorrer contra Eduardo Cunha. No mesmo ano em que venceu o petista, Cunha abriu o processo de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff (PT).

PT e PSB deram um apoio formal a Baleia Rossi (MDB-SP) contra Lira na eleição para o comando da Câmara em 2021. Apesar disso, o deputado do PP sempre teve proximidade com parlamentares dos dois partidos, como José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT-MG), Paulo Teixeira (PT-SP) e Felipe Carreras (PSB-PE), que foi escolhido para liderar o partido de Alckmin na Câmara em 2023.

A previsão dos líderes partidários é que Lira enfrentará a concorrência apenas de candidatos que querem marcar posição e que não representam ameaça a sua reeleição, como deputados do PSOL e do Novo. Até entre rivais declarados de Lira no Congresso há o reconhecimento de que ele consolidou a reeleição.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.