Ouvindo...

Lula e Alckmin voltam a Brasília nesta terça para negociar PEC da Transição

Governo eleito intensifica articulações para finalizar texto que prevê gastos extras no orçamento de 2023

Lula e Alckmin voltam para Brasília nesta semana para discutir PEC da Transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) voltam nesta terça-feira (22) para retomar as negociações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição e buscar alianças para o próximo governo.

Veja mais: Arthur Lira: Congresso não recua ‘um milímetro’ sobre orçamento secreto

O vice-presidente eleito, que coordena os trabalhos de transição para o governo Lula, deve conceder uma entrevista nesta tarde para definir nomes que vão coordenar os grupos técnicos criados para a transição.

Na semana passada, Lula viajou para o Egito, onde participou da COP 27, e na sequência foi para Portugal. No final de semana, Lula fez um procedimento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirar lesão na garganta. Ele teve alta na manhã de segunda-feira (21).

A definição sobre o texto final da PEC da Transição, que também vem sendo chamada por parlamentares de PEC do Estouro, uma vez que vai definir o valor do gasto acima do teto para o orçamento de 2023, é o principal tema das articulações entre os representantes do governo eleito.

No esboço apresentado na semana passada por Alckmin, a proposta prevê que o governo Lula tenha um montante de R$ 175 bilhões acima do teto de gastos para pagar programas sociais e promessas da campanha. O texto inicial indica que a liberação para gastar acima do teto com programas sociais deve valer por tempo indefinido.

A proposta inicial gerou críticas até mesmo de parlamentares que apoiaram a eleição de Lula no segundo turno. A avaliação é que uma permissão total para gastos acima do teto pode criar um cenário de instabilidade fiscal e prejudicar a economia. Nos últimos dias, duas propostas alternativas foram apresentadas por senadores do PSDB, com a previsão de valores menores acima do teto.

Interlocutores do governo afirmaram na segunda-feira que o texto da PEC será apresentado nesta terça ou, no máximo, na quarta-feira (23).

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.