Ouvindo...

Morre Sansão: conheça a história de uma das onças-pintadas mais velhas do mundo, que morreu no Brasil

Sansão já havia desenvolvido catarata nos olhos e perdas na velocidade e na audição, sinais de velhice nesses animais

Sansão morreu de causa natural aos 25 anos

A onça-pintada Sanção, uma das mais velhas do mundo, morreu aos 25 anos no Instituto Nex no Extinction, em Corumbá de Goiás. Segundo o instituto, o animal morreu de causa natural. Ele já apresentava diversos sinais de envelhecimento, como dificuldades de locomoção, catarata com perda de visão e diminuição da audição.

O anúncio aconteceu nessa terça-feira (17), por meio de uma publicação nas redes sociais. “Por 25 anos, Sansão esteve conosco — mais do que um animal, ele foi história, símbolo e presença”, diz o comunicado.

Leia também

Depois disso, pessoas que conheceram Sansão também prestaram homenagens nas redes sociais. Uma internauta escreveu: “Foi meu presente de 47 aninhos. Foi a experiência mais incrível que já tive na vida. Sansão deixou sua história, e agora muitas saudades no coração de todos que tiveram a honra dessa experiência”.

De acordo com o Nex no Extinction, que trabalha especialmente com a proteção das onças, Sansão nasceu em um zoológico de Brasília e sofreu de uma infecção pós-parto. Por causa disso, ele não pôde ser amamentado, precisando de cuidados especiais. Foi nesse momento que o animal foi transferido para o instituto.

*Sob supervisão de Marina Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.