Ouvindo...

‘Amor’ de gatos por caixas e sacolas tem explicações instintivas; entenda

Instinto exploratório e a necessidade de controle sobre o território ajudam a explicar a preferência dos gatos por esses objetos

Caixas oferecem isolamento sensorial e permitem ao gato controlar melhor o ambiente ao redor

Todo gateiro já se acostumou a ver gatos se enfiando em caixas de papelão ou brincando com sacolas plásticas. Esse comportamento, no entanto, muitas vezes considerado peculiar, tem explicações ligadas à biologia e ao instinto felino.

Segundo a veterinária Caroline Moura, do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), “os gatos são predadores e presas ao mesmo tempo. Na natureza, procuram esconderijos para descansar sem serem percebidos e para observar o ambiente antes de agir”.

O instinto exploratório e a necessidade de controle sobre o território ajudam a explicar a preferência dos gatos por caixas e sacolas. De acordo com a veterinária Heloísa Almeida, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, “caixas e sacolas oferecem ao gato uma vantagem estratégica: permitem observar o ambiente com menor exposição”.

Além disso, os gatos têm uma zona de conforto térmica mais alta que a dos humanos, entre 30 °C e 36 °C, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ainda de acordo com a especialista, ambientes fechados, como caixas, ajudam a manter o calor corporal e transmitem sensação de segurança física e emocional.

Leia também

Ambiente enriquecido é sinônimo de bem-estar

Caixas e sacolas podem, portanto, ser aliadas do bem-estar felino, desde que usadas com cuidado. A Federação Internacional Felina (FIFe) e o CFMV recomendam o uso de esconderijos como parte do enriquecimento ambiental. Mas alertam para riscos com sacolas plásticas, que devem ser evitadas por causa do perigo de sufocamento.

“O tutor deve investigar a causa do comportamento antes de agir. Em muitos casos, o latido é uma forma de comunicação que precisa ser compreendida, não reprimida”, diz nota técnica do CFMV.

O ideal é manter pelo menos um espaço reservado para o gato descansar, longe de barulhos e trânsito de pessoas. A presença de prateleiras, túneis e caixas contribui para reduzir o estresse e prevenir distúrbios comportamentais, como lambedura excessiva e agressividade.

Conheça os principais motivos pelos quais gatos adoram caixas e sacolas:

  • Proteção e controle: permitem observar o ambiente com menor exposição.
  • Conforto térmico: o papelão retém calor, o que agrada aos felinos.
  • Redução de estresse: esconder-se ajuda na adaptação e no descanso.
  • Satisfação instintiva: ativa comportamentos de caça e vigilância.
  • Brincadeira e curiosidade: objetos novos despertam interesse exploratório.
Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.