Ouvindo...

Por que os gatos espalham areia para fora da caixa? Entenda

Comportamento é instintivo, mas a intensidade dele pode apontar rejeição ao ambiente em que está

O incômodo com o odor forte de resíduos do próprio gato também pode gerar estresse e até evitar que o animal use o local

Gatos são animais limpos e cuidadosos com seus hábitos de higiene. Ainda assim, é comum que tutores se deparem com areia jogada para fora da caixinha onde seu bichano faz as necessidades.

Segundo especialistas em comportamento animal, o ato de enterrar as fezes faz parte da herança ancestral dos gatos. Felinos selvagens escondiam seus rastros para evitar predadores, e esse hábito continua entre os domésticos.

No processo de escavar e cobrir as necessidades, alguns grãos de areia acabam sendo lançados para fora da caixa. Até aí, tudo bem.

O problema é quando a quantidade de areia espalhada aumenta ou quando isso passa a acontecer de forma súbita. Nestes casos, pode haver algo além do comportamento instintivo, como rejeição ao ambiente da caixa.

O que pode intensificar esse comportamento?

Diversos elementos. A bióloga e especialista em comportamento animal, Luiza Cervenka, em coluna do jornal O Estado de S. Paulo, explica que caixas pequenas ou com bordas baixas dificultam os movimentos do gato, levando-o a espalhar mais areia.

O ideal é que a caixa tenha pelo menos 50 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura, para permitir que o gato se movimente confortavelmente.

Além disso, gatos são extremamente sensíveis a odores. Se a caixa estiver suja ou com cheiro forte de produtos de limpeza, o animal pode tentar “limpar” o local escavando com mais força — e, assim, jogando mais areia para fora.

O incômodo com o odor forte de resíduos do próprio gato também pode gerar estresse e até evitar que o animal use o local.

Ainda de acordo com a especialista, o tipo de substrato utilizado também é importante, pois a preferência dos gatos varia quanto à textura e ao cheiro da areia.

Areias muito leves ou perfumadas podem ser rejeitadas, levando o gato a tentar removê-las da caixa. Por isso, prefira as areias de grãos finos e sem fragrância.

A higiene inadequada da caixa é outra questão. Gatos são extremamente higiênicos e podem evitar caixas sujas.

A recomendação é remover os dejetos pelo menos duas vezes ao dia e realizar uma limpeza completa regularmente para que o animal tenha um ambiente limpo e agradável.

Para minimizar a bagunça

Para reduzir a dispersão de areia, Cervenka sugere alguns passos:

  • Escolha uma caixa adequada: modelos maiores e com bordas altas ou tampas ajudam a conter a areia dentro do recipiente;
  • Experimente diferentes tipos de areia: observe a reação do seu gato a diferentes substratos para identificar qual ele prefere e se adapta melhor.;
  • Mantenha a caixa sempre limpa: a limpeza regular incentiva o uso adequado da caixa e reduz comportamentos indesejados.
  • Utilize tapetes ao redor da caixa: colocar tapetes específicos pode ajudar a capturar a areia que eventualmente seja lançada para fora, facilitando a limpeza.
Leia também

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.