A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), formalizou nove novos acordos de cooperação acadêmica com instituições de ensino superior de oito países. A iniciativa amplia a rede de parcerias internacionais da universidade e estabelece bases para a realização de atividades conjuntas no campo do ensino, pesquisa e mobilidade acadêmica.
Os novos acordos foram firmados com as seguintes instituições: Montanuniversität Leoben (Áustria), Reutlingen University (Alemanha), Universidad Católica de Colombia, Universidad Nacional de Colombia e Universidad del Rosario (Colômbia), Universidad de Jaén e Universidad de Valladolid (Espanha), Universidad de Santiago de Chile (Chile) e Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
Com as novas adesões, a UFOP passa a contar com 103 acordos internacionais vigentes ou em fase de renovação. As parcerias têm como objetivo principal a promoção da colaboração em pesquisa científica, além de facilitar o intercâmbio de estudantes, docentes e técnicos administrativos entre as instituições envolvidas.
Os convênios firmados preveem ações como o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação, oferta de disciplinas em regime de coorientação, programas de mobilidade estudantil, estágios acadêmicos e participação em eventos científicos.
A Diretoria de Relações Internacionais da UFOP informou que as parcerias seguem diretrizes que buscam consolidar o processo de internacionalização da universidade, alinhado com políticas de inserção acadêmica global. Os acordos contemplam diferentes áreas do conhecimento e possibilitam a criação de redes multilaterais de cooperação entre instituições públicas e privadas de ensino superior.
A universidade mantém parcerias com instituições em mais de 30 países, com destaque para universidades na América Latina, Europa, América do Norte e África.