Ouvindo...

Ouro Preto emite alerta sobre intoxicação por metanol

Prefeitura orienta população sobre prevenção e procedimentos em caso de suspeita de ingestão da substância

Devido ao aumento de casos de intoxicação por metanol no Brasil, a Prefeitura de Ouro Preto, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, emitiu um alerta à população. O metanol é uma substância presente em produtos industriais e em bebidas alcoólicas adulteradas.

O alerta foi publicado em um contexto em que rumores sobre intoxicações têm circulado em municípios da região. No último domingo (5), o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, desmentiu notícias sobre casos de intoxicação no município e orientou a população sobre a disseminação de informações falsas.

O metanol é tóxico mesmo em pequenas quantidades. A ingestão pode causar náusea, tontura, confusão mental, dor abdominal e visão turva, podendo evoluir para cegueira, coma ou morte. A Prefeitura reforça que Ouro Preto é uma cidade universitária e que o consumo de bebidas faz parte da rotina de festas e encontros.

Para se prevenir, é importante não consumir bebidas de origem duvidosa, verificar se o lacre da embalagem está intacto, não usar álcool combustível para recreação e manter atenção em festas, bares e eventos.

Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediato, acione o SAMU pelo telefone 192, não induza o vômito e informe ao hospital que consumiu bebida alcoólica, indicando tipo, local e horário.

A intoxicação ocorre, geralmente, de forma acidental ou intencional, por meio de bebidas alcoólicas adulteradas, consumo de álcool combustível ou contato com solventes e anticongelantes.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.