O prefeito e escritor Ângelo Oswaldo de Araújo Santos lançou, nesta quarta-feira (9), na Livraria da Travessa, em Ipanema, no Rio de Janeiro, o livro “GERAES: Arte Barroca em Minas”.
A obra reúne estudos e produções intelectuais do prefeito, organizada por Maria de Andrade, apresentando pesquisas sobre a religiosidade popular, a arte sacra e a atuação dos artistas que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira.
O lançamento contou com a presença de autoridades, pesquisadores, jornalistas e interessados em história e arte. Durante o evento, Angelo Oswaldo comentou sobre a trajetória de sua produção intelectual e os critérios de seleção dos textos reunidos na obra. O livro busca sistematizar a investigação sobre a arte barroca em Minas Gerais, registrando práticas culturais e influências estéticas que se mantêm ao longo dos séculos.
A obra “GERAES: Arte Barroca em Minas” apresenta textos e análises que abrangem diferentes aspectos da produção artística mineira entre os séculos XVII e XVIII, discutindo a religiosidade expressa nas cidades históricas, a arquitetura de igrejas, as obras de arte sacra e a produção de artistas locais, contextualizando o papel desses elementos na construção da memória cultural do estado.
O livro traz apresentação do ensaísta, poeta e professor contista Silviano Santiago e design gráfico de Anderson Junqueira.
O trabalho busca proporcionar referências para pesquisadores, professores e estudantes interessados em história da arte, cultura e patrimônio brasileiro.