O Museu da Inconfidência foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (30), em cerimônia realizada na sede da instituição, localizada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Estiveram presentes autoridades como o prefeito da cidade, Angelo Oswaldo, o diretor do museu, Alex Calheiros, e o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho.
A reabertura marca a conclusão das obras de adequação que mantiveram o espaço fechado desde janeiro. As intervenções incluíram a instalação do sistema de prevenção contra incêndio e pânico, revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias. Essas etapas são exigidas para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
De acordo com o Diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, a reabertura ao público nesta quarta foi pontual. Após o evento, o museu voltou a ser fechado para a conclusão de ajustes internos. A previsão é que a visitação seja retomada no dia 11 de agosto.
A realização das obras foi viabilizada por meio do projeto “Sementes – Proteção e Salvaguarda do Patrimônio Cultural”, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A iniciativa tem como objetivo estruturar e fortalecer instituições responsáveis pela preservação de acervos históricos no estado.
Museu da Inconfidência é vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e abriga um dos principais acervos sobre o período colonial e o movimento da Inconfidência Mineira.