O suicídio é um problema de saúde pública que atinge milhões de pessoas no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano, número que pode ultrapassar 1 milhão quando considerados os casos subnotificados.
No Brasil, cerca de 14 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, uma média de 38 pessoas por dia. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte.
A campanha Setembro Amarelo busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, reduzir o estigma e incentivar a busca por ajuda profissional. Em 2025, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
Em Mariana, a campanha será marcada pelo seminário “Um Chamado para a Vida”, promovido pela Prefeitura por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O evento ocorre no dia 23 de setembro, a partir das 08h, no Centro de Convenções, reunindo profissionais de saúde e comunidade para debater estratégias de prevenção, acolhimento e construção de redes de apoio.
A programação começa às 08h com credenciamento e café da manhã, seguido da mesa de abertura às 08h30. Entre 09h e 12h, especialistas participam da mesa de debate. Entre os palestrantes estão:
Nathália Temponi, psiquiatra do CAPSij de Mariana, sobre estratégias de prevenção ao suicídio e trabalho em rede;
Representantes do Centro de Valorização à Vida (CVV), sobre a escuta diante do sofrimento;
Adão, bombeiro civil, sobre primeiros cuidados e ação em crises;
Luiz Felipe Viana Cardoso, sobre cuidados com pessoas enlutadas.
O seminário é aberto ao público e busca integrar a comunidade nas ações de prevenção ao suicídio, promovendo diálogo entre profissionais, familiares e sociedade.