Eric, de sete anos, é um dos nomes em ascensão do futebol de base de Ouro Preto. O jovem atleta iniciou a trajetória esportiva aos quatro anos na escolinha do treinador Edgar, em Ouro Preto. Desde então, participou de campeonatos regionais e conquistou títulos que abriram portas para sua inclusão em equipes de maior visibilidade.
A influência no futebol veio dos irmãos. André, o mais velho, vive em Portugal, onde atua por um clube local. Já Lucas, que tem TDAH, começou a treinar como forma de apoio ao desenvolvimento, e esse contato com o esporte levou Eric a seguir o mesmo caminho.
Após os primeiros treinos em Ouro Preto, Eric passou a integrar os trabalhos do Obeca, em Ouro Branco. Em uma competição realizada em Conselheiro Lafaiete, indicada pela equipe de Ouro Branco, destacou-se como campeão e acumulou três troféus individuais de melhor jogador em partidas.
A partir desse desempenho, recebeu convite para testes no Atlético-MG. Durante uma semana em Belo Horizonte, foi avaliado e aprovado, o que lhe garantiu a oportunidade de disputar a BH Kids, torneio voltado para categorias de base de grandes clubes nacionais, como Cruzeiro, América e Vila Nova. Nessa competição, Eric marcou oito gols e foi considerado um dos destaques da categoria, inclusive com menção do atleta profissional Hernandes, do Atlético-MG. O principal ídolo do jovem é Hulk, atacante do Atlético, a quem busca se espelhar no estilo de jogo e na carreira.
Na semana passada, voltou a ser convocado pelo clube para participar de novo torneio, no qual sua equipe terminou campeã. Paralelamente, também representa o MG Lions, de Mariana, onde recentemente conquistou um campeonato de futebol society na categoria X2, sendo artilheiro com dez gols.
O pai de Eric destacou as dificuldades e o esforço da família para manter o garoto nos treinos. “É muito difícil. Ele estuda de manhã e o treino no Galo é uma vez por semana, quatro vezes no mês. Estou dando atestado, tudo por nossa conta ainda, por ele ser novo. Mas a gente acredita, eu confio no potencial dele. O esporte é tudo, não tem essa de ter condições ou não, temos que fazer o esforço e tirar da rua”, afirmou. Ele também ressaltou a importância da escolinha de Edgar, onde o filho iniciou com apenas quatro anos, e que, segundo ele, tem ajudado a formar muitos atletas na cidade.
Com passagens por diferentes equipes e destaque em competições locais e nacionais, Eric já acumula medalhas e troféus que simbolizam o início de sua trajetória. A presença em torneios oficiais e o vínculo com a base do Atlético-MG colocam o jovem atleta como uma das revelações do futebol regional.