Ouvindo...

Festa da Primavera 2025 abre inscrições para artistas em Santo Antônio do Leite

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, no distrito de Ouro Preto, e recebe inscrições até 28 de setembro

A 17ª edição da Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, abre inscrições para artistas, educadores e artesãos interessados em integrar a programação.

O evento será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, na Praça do Cruzeiro, bairro Chapada.

O projeto é financiado por recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Edital 11/2024, do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e do Governo de Minas Gerais.

A Festa da Primavera surgiu no final da década de 1980 por iniciativa de artesãos locais, com o objetivo de marcar a chegada da primavera e incentivar o reflorestamento da região. Desde então, o evento se mantém como espaço de exposição de artesanato, apresentações culturais e atividades de preservação ambiental.

A programação da 17ª edição inclui feira de artesanato com peças em prata, pedras, cerâmica, roupas, óleos essenciais e compotas, praça de alimentação com produtos da culinária mineira, apresentações musicais de artistas locais e de outras cidades, performances cênicas, dança e DJs.

Para crianças, haverá oficinas e atividades recreativas. O evento também promove troca de mudas e atividades voltadas à preservação. As inscrições para artistas, bandas, arte-educadores e artesãos estão abertas até 28 de setembro de 2025. A participação é gratuita e pode ser feita através do link https://forms.gle/BK6WW9foHR8PK8pu9.

Irene do Carmo, gestora e produtora cultural da organização do evento fala mais sobre a iniciativa:

“A Festa da Primavera de Santo Antônio do Leite está em sua 17ª edição. Estamos convocando artistas de Ouro Preto e região para integrar a programação por meio de oficinas, apresentações, performances e exposições na Feira Livre. Esperamos a participação de diferentes atividades culturais e educativas”.

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.