A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) publicou edital com a oferta de 243 vagas em cursos de graduação presenciais. O início das aulas está previsto para outubro de 2025. As inscrições estão abertas até 15 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente por formulário eletrônico disponível no site da Prograd.
Podem participar candidatos que não estejam vinculados atualmente a cursos de graduação da UFOP, seja por matrícula ativa, trancamento, afastamento ou mobilidade acadêmica. Outro requisito é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer edição desde 2009, sem ter zerado as provas ou a redação.
No ato da inscrição, os interessados devem informar o número do CPF e autorizar que a UFOP acesse os resultados do Enem junto ao Inep. A classificação será feita por curso e modalidade de concorrência, em ordem decrescente da média simples das notas do exame ou da melhor média obtida pelo candidato no período considerado.
O formulário de inscrição exige ainda informações sobre o perfil socioeconômico, como rede de ensino em que o ensino médio foi concluído, renda familiar, autodeclaração de cor, raça ou etnia e indicação de deficiência. Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas podem se inscrever nas reservas de vagas previstas pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Neste caso, devem indicar se desejam concorrer também nas demais modalidades compatíveis com seu perfil e na ampla concorrência.
Os candidatos precisam anexar cópias de documentos pessoais e do histórico escolar do ensino médio. A análise da documentação ocorrerá conforme a ordem de classificação e a quantidade de vagas disponíveis, até o preenchimento total das oportunidades ou o esgotamento das listas.
Os ingressantes pelas cotas serão convocados posteriormente para a apresentação de documentos específicos exigidos nos procedimentos de validação, como comprovação de renda, pertencimento étnico-racial e deficiência.
O edital completo, com a relação de cursos, turnos, locais de oferta, além do cronograma de publicações e resultados, está disponível no site da Prograd/UFOP.