Pedro Henrique, aluno do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e do curso técnico em Logística da Escola Estadual Maria do Carmo Almeida, em Amarantina, distrito de Ouro Preto, foi selecionado para participar do Programa Passaporte Mineiro do Conhecimento.
Ele cursará o 2º ano do Ensino Médio no Chile, em intercâmbio previsto para 2026.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Helena Antipoff.
O programa oferece bolsas de intercâmbio internacional para estudantes da rede pública, com duração de um ano letivo, e promove o desenvolvimento de competências globais, educação intercultural e protagonismo juvenil.
Pedro Henrique foi selecionado entre estudantes de mais de 790 escolas da rede estadual, após participar da trilha formativa, que incluiu palestras, oficinas, reuniões com os pais e entrevistas individuais.
Pedro falou à Itatiaia sobre como se sentiu ao saber que foi selecionado para o Passaporte Mineiro do Conhecimento:
“Olha, quando eu descobri que eu consegui passar, eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo. Contei pra todo mundo da escola, todo mundo me aplaudiu, todo mundo torceu por mim, mais do que já tava, né? Foi um misto de emoções, mas até que eu fiquei um pouco nervoso, eu também senti muita felicidade, uma felicidade enorme, que eu me esforcei bastante pra passar e eu não tava muito confiante, mas quando saiu o resultado que eu passei, só felicidade.”
O programa abrange 794 escolas EMTI em Minas Gerais e contempla estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral.
A iniciativa começou em 2018 como Projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo, na Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, e, em 2024, passou a se chamar Passaporte Mineiro do Conhecimento, com aumento no número de bolsas e expansão para mais estudantes e municípios.
Regiane Teixeira Marcos, superintendente regional de Ensino de Ouro Preto, comentou sobre a relevância dessa conquista para a educação da região e como o programa pode fortalecer a rede estadual:
“Esse programa representa uma conquista de grande relevância para a educação da nossa região, pois amplia as possibilidades de acesso dos estudantes a experiências formativas diversificadas, inovadoras e conectadas com os desafios contemporâneos. Esse programa fortalece a rede estadual ao promover a equidade de oportunidades, garantindo que os nossos jovens tenham contato com diferentes espaços de produção de saberes, ciência e cultura. Além disso, contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, estimula curiosidade e autonomia intelectual, aproximando escolas das demandas da sociedade atual. Em 2025, tivemos a alegria de ver o estudante Pedro Henrique da Escola Estadual Maria do Carmo Almeida, no município de Ouro Preto, classificado para o intercâmbio no Chile. Esse feito inspira toda a comunidade escolar e mostra, de forma concreta, como o programa abre caminhos e amplia horizontes para os alunos. Para a nossa região, significa potencializar parcerias, valorizar talentos locais e reafirmar o compromisso da Rede Estadual de Ensino em oferecer uma educação de qualidade capaz de transformar trajetórias e oportunidades de vida.”
Pedro Henrique e outros estudantes têm a oportunidade de vivenciar novas culturas, desenvolver autonomia e ampliar perspectivas globais.
Flávia Cássia de Carvalho, diretora da E.E. Maria do Carmo Almeida, também comentou sobre o que a seleção do aluno representa para a escola e como isso pode inspirar outros estudantes da rede pública:
É com muito orgulho que celebramos a conquista do nosso aluno Pedro, selecionado para intercâmbio internacional. Essa oportunidade mostra que a escola pública é capaz de formar jovens talentosos e preparados para o mundo. A trajetória do nosso aluno Pedro inspira todos os nossos estudantes a acreditarem que com dedicação, esforço e confiança, eles também podem transformar seus sonhos em realidade e alcançar espaços cada vez maiores. Parabéns, Pedro!”
A família acompanha o processo e destaca a relevância da experiência para o futuro do estudante. A mãe de Pedro Henrique, Adriany Rodrigues de Souza, doméstica, e o pai, marceneiro, acompanharam a trajetória do filho desde a inscrição até a seleção final.
Adriany Rodrigues de Souza comentou sobre como foi receber a notícia da seleção e quais são as expectativas da família em relação à experiência no exterior:
“Primeiramente, a inscrição do Pedro Henrique ao programa Passaporte Mineiro já foi uma surpresa, pois fomos avisados que ele tinha sido inscrito em uma reunião de pais na escola. Então, quando soubemos pelo diretor Lugo que ele foi selecionado, foi uma surpresa saber que ele levaria o nome da Escola Maria do Carmo Almeida e do município de Ouro Preto em sua bagagem. Creio que essa experiência na vida dele será um salto de conhecimento e interação, porque não será fácil sair do conforto cotidiano e vivenciar essa oportunidade única, que vai, com certeza, agregar ao seu currículo. Um diferencial que só o intercâmbio proporciona. Hoje, para nós pais e para ele, é a realização de um sonho, pois o Pedro sempre foi dedicado, esforçado e participativo, e a soma de todos esses esforços está aí na aprovação desse intercâmbio.”