Ouvindo...

Vale conclui eliminação da barragem Grupo em Ouro Preto

Estrutura da Mina Fábrica foi descaracterizada após remoção de 2,5 milhões de m³ de rejeitos; empresa afirma que já avançou 60% no programa nacional

A Vale anunciou a conclusão da obra de eliminação da barragem Grupo, localizada na Mina Fábrica, em Ouro Preto. Segundo a empresa, essa foi a 18ª estrutura a montante descaracterizada desde o início do programa implementado em 2019. O total representa 60% do avanço previsto.

De acordo com informações da mineradora, cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram removidos do reservatório, incluindo o maciço principal e os alteamentos. A área seguirá em processo de recuperação, com reconformação do terreno, instalação de sistema de drenagem e ações de recuperação ambiental.

A empresa também informou que em agosto houve a redução do nível de emergência da barragem Forquilha III, que passou de nível III para II. Com isso, nenhuma das estruturas da Vale no Brasil permanece no nível máximo de alerta. No caso da barragem Grupo, o nível de emergência já havia sido encerrado em maio deste ano.

O processo de descaracterização das estruturas a montante é previsto em lei desde o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019. A Vale afirma ter investido mais de R$ 12 bilhões no programa desde então. Do total de 30 estruturas contempladas, 15 estão em Minas Gerais e três no Pará.

A mineradora destacou que todas as suas barragens a montante no país estão inativas e recebem monitoramento 24 horas por dia por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs). No caso da Mina Fábrica, foram utilizados equipamentos operados remotamente e sistemas de acesso controlado para reduzir a exposição de trabalhadores em áreas de risco.

Com a conclusão da eliminação da barragem Grupo, a Vale segue com outras obras previstas dentro do cronograma estabelecido junto aos órgãos fiscalizadores.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.