O projeto Cinema e Memória segue fortalecendo vínculos comunitários e celebrando a cultura local em Novo Bento Rodrigues e Paracatu. Em novembro de 2025, as duas localidades vão receber novas sessões gratuitas de cinema ao ar livre, com exibição do clássico nacional O Menino Maluquinho, de Helvécio Ratton, e dos curtas O Universo de Manoel e Cora e os Corais. As projeções serão realizadas pelo Cine Carretinha, iniciativa itinerante que transforma espaços públicos em salas de cinema e convida a comunidade a ocupar e ressignificar seus territórios.
Além dos filmes, o público poderá aproveitar pipoca liberada e uma programação que valoriza o encontro, o afeto e o pertencimento. As atividades incluem ações culturais, apresentações musicais e momentos de convivência entre moradores de todas as idades.
A sessão acontece no dia 22 de novembro na Quadra Coberta da Escola Municipal de Bento Rodrigues. No dia 24 de novembro, segunda-feira, haverá sessões escolares às 9h40 e 15h20, com os curtas O Universo de Manoel e Cora e os Corais, especialmente para as crianças da Escola Municipal.
Em Paracatu, o encontro será no dia 29 de novembro, sábado, na quadra do distrito. A partir das 11h, o projeto parceiro Baile da Roça oferece um almoço comunitário com comidas típicas, apresentações das Folias de Reis e show de Tião Farinhada, Gui Padeiro e Ananda Eva. Às 18h30, o Cine Carretinha exibe novamente O Menino Maluquinho, além do vídeo produzido pelos alunos da Oficina Cinema e Memória e o registro audiovisual da Folia de Reis de Paracatu de Baixo.
As sessões escolares acontecem em 28 de novembro, sexta-feira, às 10h30, na Escola Municipal.
O projeto também investe na educação e na valorização das narrativas locais por meio da Oficina Cinema e Memória. São quatro aulas ministradas por Wilma Miranda e Celmar Ataídes, com foco em memória, pertencimento e introdução à linguagem audiovisual.
O projeto Cinema e Memória é realizado pela Mezcla Cultural, em parceria com a Hiperativa Empreendimentos Criativos, com apoio da Reparação da Bacia do Rio Doce e cooperação da Unesco. Todas as sessões são abertas ao público e contam com distribuição gratuita de pipoca.