O Projeto Miguilim, uma importante iniciativa do Governo de Minas Gerais em colaboração com a Prefeitura e a Secretaria de Educação de Ouro Preto, continua a ser um pilar fundamental na promoção da saúde de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Com foco inicial na saúde ocular e auditiva, o programa se destaca pela triagem oftalmológica que identifica precocemente problemas de visão como miopia e astigmatismo, garantindo, quando necessário, a distribuição de óculos de grau de forma gratuita.
O futuro do Projeto Miguilim em Ouro Preto acaba de ganhar um novo e promissor horizonte, conforme anunciado pelo Secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira. Em uma comunicação recente, o Secretário destacou a evolução do programa e uma mudança logística significativa que visa otimizar a oferta de óculos para os beneficiários:
“A partir de 2026, abrimos o credenciamento das óticas municipais. Então, você que é proprietário de ótica, não perca essa oportunidade de fortalecer o projeto. Está aberto o credenciamento para as óticas oferecerem de forma gratuita óculos para crianças e adolescentes que têm alterações identificadas pelo projeto Miguilim”, destacou.