A base do Sindicato ASSUFOP aprovou, nesta sexta-feira (23/01), em assembleia extraordinária, a realização de mais um dia de paralisação. A mobilização está marcada para o dia 27 de janeiro e ocorre em defesa do cumprimento integral do acordo de greve firmado anteriormente com o governo federal.
A data da paralisação coincide com a reunião entre a FASUBRA Sindical, o SINASEFE e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que discutirá alterações no PL 6.170/2025, projeto que institui o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os técnicos-administrativos em educação.
Na votação, a paralisação foi aprovada com 134 votos favoráveis, 2 contrários e 6 abstenções, demonstrando ampla adesão da categoria à mobilização.
De acordo com as entidades sindicais, o texto do PL 6.170/2025, conforme apresentado originalmente, contém inconstitucionalidades e representa descumprimento do acordo de greve, o que motivou sindicatos de todo o país a aprovarem indicativos de paralisação e greve, exigindo mudanças urgentes no projeto antes de sua tramitação avançar no Congresso Nacional.
As entidades reforçam que a mobilização do dia 27 é parte de uma agenda nacional de lutas e tem como objetivo pressionar o governo a corrigir o texto do projeto, garantindo segurança jurídica e respeito aos direitos dos trabalhadores técnico-administrativos.