O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, integra o calendário de datas voltadas à promoção de direitos e ao enfrentamento de discriminações contra pessoas trans no Brasil. A data tem origem na mobilização de movimentos sociais e passou a ser reconhecida como momento de debate sobre acesso a políticas públicas, garantia de cidadania e combate às violências motivadas por identidade de gênero.
Em Ouro Preto, as ações relacionadas à Visibilidade Trans são desenvolvidas no âmbito da política municipal de assistência social e direitos humanos. O atendimento à população LGBT+ no município ocorre por meio do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+, equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. O serviço atua no acolhimento, na orientação e no encaminhamento de demandas relacionadas a situações de violência, discriminação e violação de direitos, além de promover atividades de caráter preventivo e informativo.
Como parte da programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, o CRA LGBT+ promove, entre os dias 26 e 29 de janeiro, uma série de atividades abertas ao público. As ações incluem iniciativas culturais, formativas e de convivência, com foco na troca de informações, no diálogo e na abordagem de temas relacionados à saúde, à identidade e aos direitos da população trans. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.
A programação tem início no dia 26 de janeiro, com a realização do Cine LGBT+, às 18h, em parceria com a POC UFOP. No dia 27 de janeiro, estão previstas duas atividades. Às 18h, ocorre uma aula de dança aberta ao público. No mesmo dia, às 19h, será realizada a roda de conversa Hormonização no SUS: Informação, Direitos e Cuidado, com participação da médica Letícia Caldeira, abordando aspectos relacionados ao acesso à saúde no Sistema Único de Saúde.
No dia 28 de janeiro, às 18h, o CRA LGBT+ recebe a oficina e performance drag, com participação de Elvira Sanders, nome artístico de Lucas Lacerda. A programação é encerrada no dia 29 de janeiro, também às 18h, com a atividade Cores da Identidade, voltada à maquiagem e ao encerramento da Semana da Visibilidade Trans. Nesta atividade, os participantes são orientados a levar seus próprios materiais de maquiagem. A condução será feita por Elvira Sanders.
Todas as atividades ocorrem na sede do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+, localizada na Rua Barão de Ouro Branco, número 82, no bairro Antônio Dias.