Ouvindo...

ANM retira nível de emergência de barragens em Ouro Preto e Catas Altas

A retirada do nível de emergência ocorre após obras, adequações e monitoramento das estruturas pela Vale

A Agência Nacional de Mineração (ANM) retirou o nível de emergência das barragens Doutor, em Ouro Preto, e Dicão Leste, em Catas Altas. As estruturas estavam em nível 1 de emergência e receberam Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Desde 2022, 21 barragens da Vale saíram do nível de emergência.

Além disso, a barragem Doutor, na Mina Timbopeba, passou por obras de descaracterização e recebeu instrumentos de monitoramento. A estrutura é uma das 12 barragens a montante incluídas no Programa de Descaracterização da Vale. Desde 2019, 18 das 30 barragens previstas foram eliminadas, sendo 15 em Minas Gerais e três no estado do Pará.

Já a barragem Dicão Leste, na Mina Fazendão, recebeu melhorias e adequações desde o ano de 2020. Estudos indicaram ainda condições de estabilidade suficientes para emissão da DCE positiva em setembro.

No mês passado, a barragem 6, da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, também teve o nível de emergência retirado pela ANM.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.