Ouvindo...

Cachoeira do Campo recebe 34ª Festa da Jabuticaba de 7 a 9 de novembro

Programação gratuita inclui cozinha show, oficinas, lançamento de livro e shows musicais

O Lions Club de Cachoeira do Campo, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, organiza a 34ª Festa da Jabuticaba, evento que busca valorizar a produção local da fruta e estimular o turismo na região. A festa também promove o reconhecimento da jabuticaba como Patrimônio Imaterial de Cachoeira do Campo.

A produção de derivados da jabuticaba acontece em distritos de Ouro Preto, como São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite e Glaura, e em áreas de Itabirito, incluindo Acuruí e Córrego do Bação. Entre os produtos estão doces, compotas, geleias e licores, feitos a partir de receitas tradicionais da região.

A edição 2025 será realizada de 7 a 9 de novembro, com todas as atividades gratuitas para moradores e visitantes. A programação inclui cozinha show com derivados da fruta, lançamento de livro infantil, oficinas, praça de alimentação e apresentações musicais.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, comenta sobre a festa:

“Cachoeira do Campo é a capital da jabuticaba e realiza um evento que reúne visitantes e chefes de gastronomia interessados nos usos da fruta em doces e pratos salgados. A jabuticaba é uma identidade da região e contribui para a valorização de quem trabalha com ela.

A festa começou com o Lions Club de Cachoeira do Campo, incentivando o cultivo e os derivados da fruta, e hoje já possui quase três décadas de reconhecimento em Minas Gerais e fora do país. Na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo há um espaço dedicado ao cultivo e uso da jabuticaba, além de jabuticabeiras no quintal.

Estamos preparados para a edição 2025, com a Secretaria de Cultura e Turismo e a comissão organizadora apoiando o evento, que tem relevância cultural, econômica e social para Ouro Preto e Cachoeira do Campo”, disse.

A programação completa será divulgada em breve.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.