A Caravana da Diversidade desembarca em Ouro Preto nos dias 16 e 17 de outubro, trazendo uma programação rica em debates, oficinas e vivências que propõem a escuta, a partilha e o diálogo sobre bionarrativas sociais e educação para a biodiversidade mineira. O evento é gratuito e aberto ao público.
Nesta edição, o Museu da Inconfidência (MIN) será um dos espaços que receberá parte das atividades. No dia 16 de outubro, a programação terá início às 9h, com recepção e credenciamento no Auditório Anexo I do Museu. Logo depois, das 10h às 12h, acontece a mesa-redonda “Territórios como espaços de vida, afetos e aprendizagens”, reunindo pesquisadores, educadores e representantes de comunidades locais.
Durante a tarde, das 13h30 às 16h30, o ICEB da UFOP sediará a Oficina Pedagógica Intercultural, seguida, às 19h, pela mesa-redonda “Que biologias estão presentes na minha vida”, também no ICEB.
A programação segue na sexta-feira, 17 de outubro, com a Roda de Conversa “Como adiar o fim do mundo?”, das 9h às 12h, no ICEB-UFOP. Encerrando as atividades, das 14h às 17h, será realizada uma Vivência Comunitária e Intercultural na Comunidade de Botafogo, com o tema “Territórios como espaços de luta contra a mineração”, que contará com a participação de lideranças locais.
A Caravana da Diversidade busca promover encontros entre diferentes saberes, fortalecer vínculos entre comunidades e instituições e inspirar novas formas de pensar e agir em relação à natureza e à convivência social. Em Ouro Preto, a iniciativa promete ser um espaço de trocas significativas e de valorização da diversidade em todas as suas formas.