Agora no rádio...

Voz do Brasil

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Copa Judô de Ouro encanta Ouro Preto e celebra o talento jovem no esporte

Evento celebrado no Ginásio da UFOP promove integração e desenvolvimento no esporte

Ouro Preto viveu uma manhã de celebração ao esporte no último dia 26 de abril, com a realização da Copa Judô de Ouro, no Ginásio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento reuniu centenas de jovens atletas, com idades entre 6 e 17 anos, em disputas nas categorias individuais e por equipes.

Aberta ao público, a competição atraiu grande audiência e conquistou aplausos pela organização e pelo alto nível técnico dos participantes. Mais do que medalhas, a Copa promoveu integração social e destacou o judô como importante ferramenta para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes.

Pais, treinadores e entusiastas do esporte lotaram as arquibancadas e vibraram a cada luta, em um ambiente marcado pelo respeito e pela superação.

A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, prestigiou o evento:

“Parabéns às famílias que incentivam seus filhos e participam dos eventos. Parabéns à Fundação Lojadinho, à Prefeitura, e às Secretarias de Esportes e Educação pelo apoio a este projeto. A participação de entidades como o Conselho Municipal de Esportes e a Liga Mineira de Judô também é fundamental para o sucesso”, disse.

O diretor da Fundação Aleijadinho, Márcio Guimarães, também falou sobre o evento:

"É uma festa maravilhosa e estamos muito orgulhosos de reunir as famílias dos alunos de Ouro Preto, Ouro Branco e Mariana. Este evento é a consagração dos trabalhos da Fundação, que promove o esporte nas escolas de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Agradeço à equipe da Fundação pelo empenho na organização”, alegou.

Jonas é padrasto de uma das crianças que participou da competição e falou sobre a importância de projetos como este:

"É gratificante, né, que já tá no judô há uns dois anos, né, e ele gosta bastante de ir no judô.”

O professor Galileu José de Paiva Filho desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do judô em Minas Gerais, fez questão de presenciar o evento e falou à Itatiaia sobre a magnitude do projeto:

"É impressionante. Eu desconheço outra cidade, dentro do estado de Minas Gerais, que tenha um número de atletas com essa base e estrutura, com crianças que, sabemos, precisam ser tratadas com igualdade e ter oportunidade. Recentemente, tive uma reunião com a direção da Fundação Aleijadinho, onde discutimos um projeto de grande importância, que está atingindo os distritos ao redor de Ouro Preto. É um trabalho sério e a Liga Mineira deve sempre aplaudir.”

Nicole e Eloá são duas jovens que praticam o esporte e estiveram presentes no evento. Apesar da diferença de idade, elas têm algo em comum: a paixão pelo esporte.

“Eu treino judô há cinco anos. Adoro vir participar de eventos, já fiz amizades! Ah, eu converso muito fácil com os outros”, falou Nicole.

“Estou animada, meus amigos estão aqui e eu aprendo muito”, disse Eloá.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.