Nesta semana, o Brasil comemorou o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que ressalta a importância da doação, que, segundo o Hospital Sírio-Libanês, pode salvar até quatro vidas. Isso ocorre porque o sangue doado é dividido em componentes como plasma, hemácias e plaquetas, utilizados no tratamento de diferentes condições médicas. A doação é um ato rápido, mas com grande impacto no tratamento de pacientes.
Em Ouro Preto, os moradores podem realizar a doação de sangue em Belo Horizonte, em instituições como Hemominas, Hemoservice e Vita Hemoterapia.
A Hemominas, fundação responsável pela oferta de sangue e hemoderivados, foi reconhecida este ano pelo método que garante a segurança do sangue coletado, com a inativação de agentes infecciosos, como coronavírus, dengue, zika, chikungunya e malária.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou a importância dos procedimentos que buscam garantir a segurança das doações.
“Nós temos uma técnica de inativação de patógenos, que vale para dengue, chikungunya, zika, diversas doenças e covid, as quais são inativadas no processo de produção desse sangue. Por isso, devemos nos orgulhar, pois o Hemominas garante ao mineiro sangue de qualidade.”
A Prefeitura de Ouro Preto oferece transporte gratuito para os interessados em doar. Para informações e agendamento, é possível entrar em contato com o grupo Amigos do Sangue, pelo telefone (31) 99537-1961.
Vale lembrar, que para doar sangue é necessário atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Algumas condições de saúde ou procedimentos médicos recentes podem impor restrições temporárias à doação.