A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou em outubro a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”, voltada para a conscientização sobre crimes de estelionato virtual. A ação, realizada em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), já prendeu 90 pessoas, incluindo suspeitos em Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
A campanha tem como público-alvo os idosos, principais vítimas de golpes digitais. Entre os crimes abordados estão práticas como o golpe do PIX errado, promoções falsas, atendimento bancário falso, cupons de desconto fraudulentos e boletos falsos.
O influencer Tião Bruto Sistemático foi escolhido como figura central para ampliar o alcance da campanha, que utiliza materiais publicitários variados, como outdoors, cartazes, spots de rádio e vídeos nas redes sociais. A divulgação ocorre em todas as regiões de Minas Gerais.
De acordo com a major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG, a operação coordenada pelo Ficco tem mostrado resultados relevantes, reduzindo a incidência desses crimes. A ação foi desenvolvida com base no tripé comunicação, inteligência e operações, para combinar estratégias de prevenção e repressão.
A Polícia Militar reforça a necessidade de atenção da população para evitar ser alvo de golpistas e orienta que, em caso de dúvida, procure informações nos canais oficiais de segurança pública.