Ouvindo...

Times

Professor recebe certificação cultural do Governo Federal

Ex-aluno da UFOP recebeu uma das mais importantes premiações envolvendo cultura no Brasil

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, certificou o acervo do professor Otávio Luiz Machado, ex-aluno da UFOP e antigo morador da República Aquarius, como Ponto de Cultura.

O professor Otávio Luiz Machado, com mais de 20 anos de estudos sobre a comunidade ouro-pretana, focou seu trabalho na universidade, em escolas tradicionais e repúblicas.

O Ponto de Cultura Acervo de Machado inclui materiais de divulgação cultural, arquivos, biblioteca, cultura digital, livros, literatura, audiovisual, economia criativa e solidária, memória, patrimônio cultural e artesanato.

Localizado em Frutal, a 600 km de Ouro Preto, a sede principal do acervo apresenta a história da cidade desde a década de 1920, por meio de fotografias, vídeos e livros. O local também expõe entrevistas com ex-professores, ex-alunos e técnicos da UFOP responsáveis pela gestão do patrimônio cultural do município.

A certificação emitida pelo Ministério da Cultura reconhece que a iniciativa “desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural do Brasil.”

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.
Leia mais