Ouvindo...

Samarco abre inscrições para Programa Aprendiz 2026 exclusivo para mulheres em Mariana e Ouro Preto

São 40 vagas destinadas a moradoras de Mariana e Ouro Preto nos cursos de eletricista e mecânica de manutenção

A Samarco anunciou a abertura das inscrições para o Programa Aprendiz 2026, uma iniciativa afirmativa voltada exclusivamente para mulheres. O objetivo é ampliar a representatividade feminina no setor de mineração, oferecendo oportunidades de qualificação e inserção profissional para moradoras de Mariana e Ouro Preto.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para o curso de Eletricista de Manutenção e outras 20 para Mecânica de Manutenção de Máquinas Industriais. As selecionadas passarão por um ano de formação teórica no Senai, a partir de janeiro de 2026, e depois terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, na unidade de Germano.

De acordo com a gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes, o programa reforça o compromisso da empresa em promover a inclusão e fortalecer a diversidade no ambiente de trabalho.

“Em 2024, alcançamos um número considerável de mulheres na organização, inclusive em cargos de liderança. Queremos avançar ainda mais, e o Programa Aprendiz é uma forma concreta de ampliar essa presença e abrir caminhos para novas gerações de profissionais, principalmente pensando nas oportunidades que teremos em nosso projeto de retomada operacional a 100% da capacidade”, destacou.

O processo seletivo será composto por várias etapas: provas de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo, avaliação psicológica, entrevista, exame médico e matrícula/admissão.

As interessadas devem residir em Mariana ou Ouro Preto e estar cursando ou já ter concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2025, no site: trabalheconosco.vagas.com.br/samarco/aprendiz.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.