A pobreza menstrual é a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação. Segundo a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, uma em cada quatro mulheres não tem acesso a absorventes durante o período menstrual no Brasil.
Como um alerta para essa temática, hoje, dia 28 de maio, é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, e desde 17 de janeiro de 2024, o Programa Dignidade Menstrual, uma iniciativa do Governo Federal, está em funcionamento.
O Dignidade Menstrual visa promover a saúde de quem menstrua, além da qualificação e formação de agentes públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos. O programa já beneficiou 1,3 milhão de pessoas.
A ideia é garantir o acesso gratuito e contínuo de absorventes para pessoas de baixa renda que estejam matriculadas em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
Em Ouro Preto, o programa está integrado em 11 unidades farmacêuticas credenciadas no Farmácia Popular:
Drogaria São Camilo;
Farma Lanna.
Farmácia Santa Clara;
Drogaria e perfumaria Santa Rita;
Rede Farma;
Drogamed – Rede Inova;
Drogaria Cooperouro;
Drogamed;
Drogaria Perpétuo Socorro;
Drogaria Americana;
Drogaria São José;
O Secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, fala sobre o tema:
“O programa Dignidade Menstrual, lançado pelo governo federal em 2023, promove saúde menstrual, distribui absorventes gratuitos e oferece educação sobre o tema, beneficiando mulheres de baixa renda em diversas situações, entre 10 e 49 anos.”