O evento “Fado em Cidades Históricas” acontece com o objetivo de celebrar a lusofonia e promover conexões criativas.
O evento traz como identidade as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, com foco nas raízes e memórias culturais. O Fado, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, será homenageado.
O evento promove a conexão entre patrimônios imateriais, como o chorinho e o samba. Em Ouro Preto, cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade, o Fado se integrará ao contexto local.
Durante os cinco dias do evento, haverá interação entre música, poesia, história, gastronomia e diversas manifestações artísticas, incluindo uma exposição sobre o Fado.
O festival também oferecerá teatros de rua, contação de histórias, feira de quitutes, vinhos, artesanatos e oficinas de culinária, azulejos e cerâmicas. Confira agora a programação:
Hoje (23), o evento começa às 9h e vai até às 18h, na praça do bairro Antônio Dias, com oficinas, apresentações, intervenções artísticas e cortejos valorizando as conexões entre patrimônios da humanidade, o Fado e a cidade de Ouro Preto. Já das 16h às 17h30, a chef portuguesa Marlene Vieira irá ministrar um workshop de culinária na FAOP.
Às 17h, inicia-se o Cortejo Cênico-Musical em Homenagem a Tunico dos Telhados com “Piratas a Bordo” e Radiant Jazz Band. Já as programações desta sexta-feira, na praça do Alto das Dores, iniciam-se às 18h, com a Feira dos Sabores e Fazeres, e seguem com programações musicais.
No sábado, dia 25, a primeira programação ocorre no anexo do Museu da Inconfidência, com a palestra “A História do Fado” – Com o musicólogo português Rui Vieira Nery. Já na Praça do Alto das Dores, no mesmo horário, acontecerá a mesma exposição culinária do dia anterior, ao mesmo tempo em que entra em cena a programação infantil.
A partir das 14h, a Bateria Carabina é atração confirmada no local e, em seguida, ocorrerá o Sarau Decolonial com mediação de Guiomar de Grammont.
Os shows se iniciam às 17h, com clube do choro de BH e finalizam, por volta das 23h com DJ Aida
Domingo é o último dia do evento, e desta vez o local escolhido para o recital de cravo com Rosana Lanzelotte é a Igreja Nossa Senhora do Carmo, às 11h.
No mesmo horário, se inicia no alto da cruz a feira dos sabores e fazeres, com outra programação infantil ao meio dia.
Desta vez os shows se iniciam mais cedo, às 14h30 com Trio Choro Negro. às 16h a Orquestra de Música Padre Simões se apresenta com participação da cantora Jéssica Areias (Angola) e o evento se finaliza com o grupo Samba preto Choro Jazz, com início às 17h.