Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vai passar a semana-santa em Ouro Preto? Saiba o que fazer

Saiba quais são as atrações especiais do período festivo religioso e seus horários de funcionamento em 2024.

Durante o feriado da Semana Santa, Ouro Preto se torna palco de diversas exposições gratuitas e abertas ao público, oferecendo uma rica oportunidade para os apreciadores de arte e cultura. Na Casa de Gonzaga, até o dia 31 de março, domingo de Páscoa, está em destaque a exposição “A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas”, que reúne 18 livros e revistas originais, em primeira edição, relacionados aos ilustres visitantes de 1924.

No Museu da Casa dos Contos, os visitantes podem apreciar a exposição “Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto” até o dia 19 de abril, com uma coleção de imagens da Semana Santa ouropretana ao longo de 100 anos. Enquanto isso, na Galeria de Arte Nello Nuno da FAOP, duas exposições estão em exibição: “Ato Contínuo”, da artista Cândida Leão, e “OLHAR DEMORA”, com fotografias de Ana Elisa Novais.

Para os amantes da arte sacra, o Museu Casa Guignard apresenta a exposição de Desenhos de Guignard na Coleção de Priscila Freire. Além disso, na Sala Manoel da Costa Ataíde, no Museu da Inconfidência, está em destaque a exposição “Deus lhe pague / esmoleiros do barroco brasileiro”, que traz imagens de santos com compartimentos para doações de esmolas, uma tradição cultural católica.

Os museus de Ouro Preto estarão em funcionamento especial durante o período festivo. O Museu da Arte Sacra funcionará das 9h às 16h45 na sexta-feira da Paixão e no sábado de Aleluia, enquanto no domingo de Páscoa estará aberto das 12h às 18h. A Casa dos Contos estará aberta de quinta a domingo, das 10h às 16h45, e o Museu da Inconfidência estará funcionando até domingo, das 10h às 17h.

A comunidade do Bairro São Cristóvão apresenta, na sexta-feira da Paixão, às 6h, a Via Sacra do São Cristóvão, uma encenação da Via-Crúcis organizada pela juventude local, com partida da Capela do São Cristóvão.

No âmbito musical, a Casa da Ópera, Teatro Municipal de Ouro Preto, em parceria com a Casa de Música de Ouro Branco, recebe o Concerto Internacional de Violoncelo no dia 28 de março, quinta-feira, às 20h. A entrada é franca e o acesso ao teatro é por ordem de chegada.

Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é mineira, tem 20 anos e é graduanda do curso de jornalismo da UFOP. Tem interesse por redação, rádio e comunicação digital.
Leia mais