A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou novo Boletim Epidemiológico que traz dados atualizados da situação da dengue em todo Estado.
Na Região dos Inconfidentes, a cidade de Mariana se destaca pelos números mais alarmantes. De acordo com o último boletim epidemiológico, foram registrados 2.262 casos confirmados de dengue, além de 5 óbitos causados pela doença. A cidade também apresentou 5 casos de Chikungunya e 1 caso de Zika vírus.
Tanto Ouro Preto quanto Ouro Branco, embora apresentem números menores, estão em estado de alerta. Ouro Branco registrou 135 casos de dengue e 10 de Chikungunya, enquanto Ouro Preto contabilizou 182 casos de dengue e 1 de Chikungunya. Nenhuma das duas cidades registrou casos de Zika.
A Prefeitura de Ouro Preto decidiu disponibilizar testes rápidos para a detecção da dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde. Esta é a primeira vez que a Vigilância em Saúde do município oferece esses testes, marcando um avanço na estratégia de combate às arboviroses na região.
Em Itabirito, foram registrados 152 casos confirmados de dengue e 5 de Chikungunya, sem nenhum caso de Zika vírus. A administração destaca a ausência de óbitos decorrentes dessas doenças em 2023 e também a inexistência de um aumento significativo de casos após o inverno.