Ouvindo...

Rosário do século XVIII é furtado da Igreja do Pilar em Ouro Preto

Crime aconteceu na tarde da última sexta (10)

O rosário foi furtado aconteceu durante o intervalo de almoço, quando havia poucos visitantes no local, e apenas alguns funcionários estavam presentes.

No ano em que o maior furto de peças sacras do Brasil completa 50 anos, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar enfrenta outro incidente. Desta vez, aconteceu durante o dia, e as câmeras de segurança registraram o momento em que um casal forçou a vitrine de vidro para retirar o objeto: um rosário do século XVIII que estava em exposição no Museu de Arte Sacra da Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Essa peça faz parte do acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme informações da paróquia, o crime aconteceu durante o intervalo de almoço, quando havia poucos visitantes no local, e apenas alguns funcionários estavam presentes.

A Polícia Civil e a Polícia Federal foram chamadas para investigar o ocorrido.

Quem tiver informações sobre os suspeitos do furto ou souber o paradeiro do rosário pode fazer uma denúncia anônima através do Disque-Denúncia, no 181.

Há 50 anos, a Basílica Nossa Senhora do Pilar, localizada no Centro Histórico de Ouro Preto, foi alvo de um dos maiores furtos de bens culturais do país. Na madrugada de 2 de setembro de 1973, ladrões levaram 17 peças sacras do museu que estava no subsolo do templo barroco. As peças furtadas no Pilar naquela época nunca foram encontradas e estão cadastradas na lista da Interpol.

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.