Em 25 de novembro de 1968, a Fundação de Arte de Ouro Preto, a FAOP, nascia em terras mineiras. Uma das das maiores referências em arte e restauro do estado de Minas Gerais. Uma das das principais referências no ensino da arte e do restauro em Minas Gerais e em todo o Brasil.
Além do ensino, a Fundação se dedica também a outros modos de promoção cultural, como a instalação de exposições, prestação de serviços, laudos técnicos e diagnósticos na área de conservação e restauração de bens móveis, dentre outros.
Além disso, a FAOP possui um acervo com mais de 9 mil exemplares e computadores com acesso à internet na Biblioteca Murilo Rubião e é responsável pelo tradicional Concurso Nacional de Presépios, que chegou a 50ª edição no ano de 2022.
Até o dia 08 de janeiro de 2024, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe a exposição “Patrimônio Vivo – Cultura e Tradição”.
Dividida em duas fases, a exposição apresenta ao público de Belo Horizonte a trajetória da FAOP incluindo seu papel na proteção do patrimônio cultural de Minas Gerais e do Brasil.
A mostra aborda a valorização de saberes e fazeres e das manifestações e tradições culturais em sua dimensão de patrimônio material e imaterial.
Os ingressos podem ser adquiridos no site