Um visitante comeu a obra de arte ‘Comedian’, do italiano Maurizio Cattelan, na galeria de Centre-Pompidou Metz, no leste da França. A obra tem valor estimado de 6,2 milhões de dólares (R$ 34,5 milhões, na cotação atual)
A obra consiste em uma banana fresca fixada com fita adesiva na parede. O caso ocorreu no dia 12 de julho e foi divulgado pelo museu na segunda-feira (21), segundo a CNN.
“A equipe de segurança agiu de forma rápida e calma, seguindo os procedimentos internos”, informou a galeria no comunicado.
Turista tenta tirar selfie, tropeça e rasga obra de 300 anos em museu na Itália Museu italiano processa homem que quebrou ‘Cadeira de Van Gogh'; veja o flagrante Ônibus da Grande BH são customizados e viram palco de intervenção de arte urbana
A obra foi reinstalada minutos depois, já que a banana é um elemento perecível que é substituído regularmente pela equipe do museu.
O artista, segundo a administração da galeria, ficou desapontado após saber d de que o visitante comeu apenas a banana, mas não a casca e a fita adesiva.
‘Comedian’ tem o objetivo de mostrar o ‘absurdo da especulação financeira e a fragilidade dos sistemas de conhecimento que sustentam o mercado de arte’.