O turista que se sentou e quebrou a ‘Cadeira de Van Gogh’ foi processado pelo museu Palazzo Maffei, em Verona, na Itália, onde a obra de arte se localizava. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16).
Na semana passada, o museu havia publicado um vídeo de câmeras de segurança que mostrava o turista sentado na obra de arte enquanto uma mulher tirava fotos. Nesse momento, ela se quebrou. Veja o vídeo na íntegra ao fim da matéria.
“O pesadelo de qualquer museu”, dizia a publicação.
A obra era de Nicola Bolla, adquirida pelo museu em 2022. Ela era inspirada na cadeira de palha que aparece em uma das pinturas de Van Gogh.
Exposição ‘Oriará – Arte e Educação em Movimento’ chega a Brumadinho Copasa leva arte urbana aos ônibus da Grande BH com projeto que une cultura e consciência ambiental Ônibus da Grande BH são customizados e viram palco de intervenção de arte urbana
Os turistas fugiram sem serem identificados.
O valor da obra não foi especificado pelo museu. A instituição apresentou denúncia do ocorrido e esclareceu que a cadeira já foi restaurada e já está em exposição.
"É um gesto estúpido, mas também vejo um lado positivo e artístico nisso”, disse o autor da obra a um veículo de comunicação italiano.
Veja o vídeo:
Museu italiano processa homem que quebrou 'Cadeira de Van Gogh'
— Itatiaia (@itatiaia) June 16, 2025
🎥Palazzo Maffei Verona via Storyful pic.twitter.com/34k6rLWaDL
*Com AFP