Ouvindo...

Ônibus da Grande BH são customizados e viram palco de intervenção de arte urbana

Ação do projeto Arte pela Via leva grafite e cultura às ruas de Belo Horizonte e região

Imagem gerada por IA para divulgação

A partir do dia 5 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, ônibus que circulam por Belo Horizonte, Betim, Contagem, Vespasiano e outras cidades de Belo Horizonte passam a exibir uma exposição de arte urbana. A ação faz parte do projeto Arte pela Via, considerado a maior intervenção cultural já realizada no transporte público da região.

A estreia será marcada pela viagem inaugural de um dos ônibus customizados, às 9h, saindo da Estação Morro Alto, em Vespasiano, e passando por pontos turísticos de BH.

Com apoio da Copasa e incentivo da Lei Federal de Cultura, o projeto leva para as ruas obras inspiradas no grafite e na arte contemporânea, valorizando artistas mineiros e democratizando o acesso à cultura. Um dos veículos, por exemplo, exibe uma arte que representa o quadro hidrográfico do Rio Doce.

“Acreditamos que a arte não precisa estar restrita a museus ou galerias fechadas. Nosso objetivo é integrá-la ao dia a dia das pessoas, surpreendendo, provocando reflexões e tornando os trajetos mais inspiradores”, afirma José Megale, produtor executivo do projeto.

Para Cleyson Jacomini, diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, apoiar ações como essa reforça o compromisso da empresa com cultura e meio ambiente. “Investir em cultura é reconhecer e fortalecer a identidade das comunidades. A arte nos conecta e nos inspira a cuidar do nosso entorno”, destaca.

Além de transformar a paisagem urbana, a iniciativa busca promover o diálogo sobre a importância da arte na sociedade, e fortalecer o orgulho regional.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas