Ouvindo...

Rússia e Ucrânia concordam em trocar 1.200 prisioneiros, diz negociador russo

Representantes dos dois países se encontraram nesta quarta-feira (23), em Istambul, para uma terceira rodada de negociações, pressionada por Donald Trump

Representantes da Rússia e da Ucrânia iniciaram, na noite desta quarta-feira (23), uma terceira rodada de negociações diretas em Istambul. Apesar de não haver uma possibilidade próxima de encerrar a guerra iniciada em fevereiro de 2022, os países concordaram em trocar 1200 prisioneiros de cada lado.

Esta terceira rodada aconteceu sob a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, na semana passada, deu a Moscou um prazo de 50 dias para alcançar um acordo com Kiev, sob ameaça de sanções rigorosas.

Apesar dos avanços, “Ninguém espera um caminho fácil. Será uma discussão muito complicada”, declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Até o momento não se tem mais detalhes sobre a troca de prisioneiros. As informações são de um negociador russo, divulgadas pela AFP.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo