O funeral do influenciador
Kirk era um dos grandes nomes da direita no país e seu velório deve contar com a presença de várias personalidades do país. Espera-se que o presidente Donald Trump e o vice, J.D Vance, altos funcionários do governo e do Partido Republiano, além de influenciadores da área política estejam no Arizona para prestar suas últimas homenagens a ele.
O velório será realizado no Estádio State Farm, em Glendale, nos arredores de Phoenix, e será um grande teste para as autoridades policiais, sobretudo o Serviço Secreto dos EUA. Um grande esquema de segurança deve ser montado no funeral.
Ainda não se sabe, porém, se o memorial será um evento nacional de segurança especial, o que exigiria recuros adicionais do governo, segundo a CNN.
“O Serviço Secreto se junta à nação para oferecer nossas mais profundas condolências à família e amigos de Kirk. O planejamento conjunto de segurança está em andamento para o memorial e funeral de Charlie Kirk, e informações apropriadas relacionadas à segurança pública serão fornecidas conforme o processo for se desenvolvendo nos próximos dias”, disse o porta-voz o Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, em comunicado.
O evento será aberto ao público e é preciso dar o nome, e-mail, celular e CEP para se inscrever.
O estádio tem capacidade para mais de 63 mil pessoas. O teto é retrátil, ou seja, pode ser um evento fechado ou aberto. A Turning Point USA, organização criada por Kirk, é a responsável pelo memorial do influenciador. A estrutura já está sendo montada, e a polícia também está chegando ao local, posicionando magnetômetros e outros recursos, inspecionando o interior e exterior do espaço. Um plano está sendo montado para combater possíveis riscos.
Segundo especialistas, o Serviço Secreto deve ficar atento com possíveis ameaças, como veículos colidindo em multidões, possíveis atiradores dentro e fora da arena, além de ter que se preocupar com a proteção de figuras importantes.
Antes da cerimônia, Donald e Melania Trump devem fazer uma viagem ao Reino Unido, o que exigirá ainda mais das forças de segurança. Outro evento, a Assembleia Geral das Nações Unidas, acontecerá na próxima semana em Nova York, mobilizando ainda mais os militares.
Morte de Charlie Kirk
O assassinato de
A arma do crime é um rifle de ferrolho, que foi encontrado enrolado em uma toalha escura. A arma tinha uma luneta em cima.
Quem entregou
Segundo o FBI, Robinson foi encontrado nesta sexta usando roupas iguais às das
O prazo de entrada com os documentos de acusação contra Robinson é de até três dias.