Ouvindo...

Trump retira tarifas sobre a celulose, o que pode beneficiar o Brasil; entenda

O Brasil exportou 2,8 milhões de toneladas do produto para o país no ano passado

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou a tarifa de 10% sobre a celulose, decisão que pode beneficiar a indústria brasileira. A ordem executiva foi publicada na última sexta-feira (5).

O Brasil exportou 2,8 milhões de toneladas do produto para o país no ano passado, segundo a Folha de São Paulo, o que representa cerca de 15% das vendas de celulose para o exterior no período.

As tarifas causaram uma queda de 15,2% em valor e 8,5% em volume de exportações para os EUA entre janeiro e maio de 2025. A celulose já estava isenta da sobretaxa de 40% a produtos brasileiros e, agora, não faz mais parte da tarifa recíproca.

Três descrições de celulose estão inclusas na isenção, porém, os 50% aplicados a papel e painéis de madeira continuam vigentes.

Leia também

O que é a celulose?

A celulose é um polissacarídeo formado por moléculas de glicose encontrado nas paredes celulares das plantas. Ele é o componente estrutural mais abundante no reino vegetal. Geralmente, as fibras são comercializadas, após passarem por processos industriais, sendo base para papéis e outros setores da indústria.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.