Trump recebe prefeito de Nova York e adota postura amistosa no primeiro encontro

Líderes se encontraram nesta sexta-feira (21) na Casa Branca, depois de uma série de embates públicos durante a corrida eleitoral para a prefeitura da maior cidade do país

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (21) na Casa Branca após embate

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira (21) o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani. O encontro considerado amistoso, marcando uma reviravolta em relação às críticas feitas durante a disputa eleitoral na maior cidade do país.

Em entrevista coletiva no Salão Oval, Trump elogiou o novo prefeito e afirmou: “Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico”. O presidente descreveu Mamdani como uma figura política não convencional com potencial para “fazer algo grandioso por Nova York” e acrescentou que o prefeito pode surpreender tanto conservadores quanto liberais.

Polêmicas

O encontro ocorre após meses de farpas entre os dois durante a campanha. Trump chegou a apoiar o então candidato democrata Andrew Cuomo e fez declarações severas sobre Mamdani, classificando-o como “comunista” e ameaçando cortar recursos federais caso ele fosse eleito.

Mamdani, que venceu a eleição em 5 de novembro, também adotou um tom moderado durante a reunião. O novo prefeito destacou os interesses comuns com o presidente, especialmente no que se refere à acessibilidade financeira, e minimizou as divergências.

“O que eu realmente aprecio no presidente é que a reunião que tivemos não se concentrou nos pontos de discordância, que existem, e muitos. Mas sim no propósito comum que temos de servir aos nova-iorquinos”, afirmou.

O gesto de ambos indica uma tentativa de colaboração em questões administrativas, especialmente voltadas à população da cidade, e sinaliza uma postura mais conciliatória após o período de críticas e tensão política.

Pesquisas recentes, como a divulgada pela Fox News nesta semana, apontam que 76% dos americanos avaliam negativamente a economia, um dado que tem pressionado o governo republicano a buscar cooperação com diferentes esferas de governo às vésperas das eleições de meio de mandato do próximo ano.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...